Em três semanas de aulas, 9 cães já foram abandonados no campus da UFSM

Diário

Em três semanas de aulas, 9 cães já foram abandonados no campus da UFSM
Fotos: Pedro Piegas (Diário)Oto é um dos cães que são atendidos pelo Zelo

A volta das aulas presenciais na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) trouxe de volta o movimento de pessoas no campus, mas com isso outro problema voltou a ser realidade, o abandono de animais na instituição. Somente em três semanas de aula, nove cães já foram abandonados, e o número aumenta principalmente durante os finais de semana.

A universidade conta com o Zelo UFSM, Projeto de Extensão que busca conscientizar a população sobre o descaso com os animais, e que eles merecem um lar. Conforme a coordenadora do projeto, Fabiana Stecca, são cerca de 80 animais, entre cães e gatos, que já foram deixados, e que até hoje permanecem no campus. Na maioria dos casos, são cães de médio e grande porte abandonados, mas também há a incidência de abandono de gatos.

– Notamos que a comunidade ainda não está conscientizada, e considera que o campus, lugar tão lindo, seja usado para descarte. Não temos como tirar o animal recém-chegado, do convívio com os outros animais, o que é um trabalho para difícil para saber se eles vão se adaptar – explica a coordenadora.

Segundo Fabiana, sempre que um animal é deixado no campus, há a procura no sistema de câmeras de vigilância para identificar quem deixou o animal. Em caso de estar em veículos, por meio da placa, é feito um boletim de ocorrência. Até hoje, não houve casos de flagrante de abandono. 

No Colégio Politécnico da UFSM, há a maior presença de gatos, mas a maioria não consegue a adoação por mais de um fator.

– Os gatos são mais ariscos, muitos não entram nem nas caixas de transporte. E quanto mais velhos, mais difícil de serem adotados. Os pretos são sempre os últimos na lista de opções das pessoas – diz Fabiana.

Atualmente, o projeto não participa de feiras de adoção, pois não tem filhotes para participar, nem tem um local fixo para atuar e acolher os animais

HOSPITAL VETERINÁRIOOs animais quando machucados, ou quando já chegam em condições precárias de saúde, recebem ajuda por meio de doações ou com parceria com o Hospital Veterinário Universitário (HVU) e com empresas privadas, portanto não há recursos públicos destinados para os tratamentos. O que também é feita é a castração dos animais durante as aulas do curso de Medicina Veterinária, mas as vagas são limitadas.

O Hospital Veterinário Universitário da UFSM retomou os atendimentos com horário integral, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h30min. Os serviços disponíveis à comunidade podem ser agendados pelo telefone (55) 3220-8167 ou 3220-8817, durante o horário de funcionamento.

Todos os atendimentos voltam à sua normalidade, sem restrição emergencial.

Serviços fornecidos: 

oftalmologia

ultrassonografia

radiologia

guia farmacoterapêutico

neurologia

clínico geral.

A gata Mimi está sempre pelas redondezas do Colégio Politécnico

COMO AJUDAR O PROJETO ZELOO projeto que tem quatro bolsistas e mais 10 voluntários fixos, arrecada fundos a partir de doações em dinheiro via Pix, brechó e com padrinhos do Zelo: 

Chave Pix (e-mail) – [email protected]

Doações de rações para cães e gatos também são bem vindas

Redes sociais – Facebook e Instagram

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Classificados nas vagas complementares da UFSM devem enviar documentos até quinta-feira Anterior

Classificados nas vagas complementares da UFSM devem enviar documentos até quinta-feira

Polícia Federal de Santa Maria prende condenado por fraude contra o INSS Próximo

Polícia Federal de Santa Maria prende condenado por fraude contra o INSS

Geral